Planejamento Financeiro Pessoal na prática!

Na teoria, fazer um planejamento financeiro parece bem simples, não é mesmo? Mas é na prática que vamos encontrar os reais desafios.

De forma bem sucinta, o planejamento financeiro pessoal consiste no processo de organização financeira realizado a partir do reconhecimento da situação atual financeira (análise das receitas, despesas e investimentos), junto com a determinação dos objetivos e prioridades, analisando e elaborando planos a fim de alcançar tais objetivos.

Portanto, o primeiro passo é reconhecer a sua situação atual. Como fazer isso?

Vamos lá:

  1. Inicie fazendo um Diagnóstico Financeiro, ou seja, anotando diariamente todas as suas receitas (entradas de dinheiro), despesas (saídas de dinheiro) e reservas (poupança e investimentos). Faça isso durante um mês completo.
  2. Logo após esse período, com as anotações em mãos, monte um Orçamento Doméstico, que nada mais é do que a previsão de receitas e despesas num determinado período. Você pode utilizar um aplicativo, uma planilha ou até mesmo um caderno para registrar: os valores previstos e os valores reais de entradas e saídas de dinheiro e suas reservas. Anote o nome (o que é) e os valores. Exemplo:
  Junho/2020 Julho/2020
 PrevistoRealizadoPrevistoRealizado
Receitas (+)    
Salário2.000,002.000,00  
Despesas (-)    
Aluguel700,00700,00  
Supermercado550,00520,00  
Combustível150,00185,00  
Investimento (-)    
Tesouro50,0060,00  
Saldo550,00535,00  

Dessa forma, ao final de cada período você saberá com precisão o quanto, onde e como ganhou e gastou. Além disso você terá uma visão, uma ideia de como será o próximo mês. Esse é o ponto chave: conseguir enxergar, orçar, planejar. Com o orçamento você poderá ter uma atitude mais preventiva e menos reativa frente as suas finanças, ter mais controle sobre o seu dinheiro.

O segundo passo é definir os seus objetivos. Para isso, responda a 4 perguntas, o mais detalhado possível: O que eu quero? Quando? Como? Por quê?

Se o seu objetivo é viajar, por exemplo, especifique para onde (viajar para a Bahia, na Praia do Forte). Escolha uma data. Reflita sobre detalhes como: a duração da viagem, os passeios, a alimentação, a estadia, se vai viajar sozinho ou acompanhado, qual meio de transporte é mais viável, etc. Tenha claro também o porquê desse objetivo. Por que eu quero viajar para a Bahia, na Praia do Forte? Qual é a importância desse objetivo?

E então o terceiro passo: elaborar um plano de ação! Com base nas definições a respeito do seu objetivo, levante os recursos necessários: tempo, dinheiro, informações, pessoas. Elabore planos e estratégias, e mãos à obra! Não existe uma receita pronta para você chegar lá. Tudo vai depender da sua realidade financeira e das escolhas que vai fazer ao longo do caminho.

Lembre-se: nesta jornada rumo aos seus objetivos, você terá que fazer escolhas. Muito provavelmente você vai ganhar algumas coisas e perder outras. Essa caminhada deve ser proveitosa. Sim, deve ser proveitosa e você deve se sentir bem. A ideia do planejamento não é para você “passar um sufoco” hoje para ter algo bom no futuro. O planejamento serve para você viver bem o seu presente e se preparar para aproveitar melhor o seu futuro.

Algumas dicas para manter o foco:

– Escreva os seus sonhos e objetivos;

– Coloque imagens que representam os seus sonhos em locais bem visíveis, para que diariamente você se lembre deles;

– Compartilhe os seus objetivos com a família e pessoas importantes para você, o envolvimento e apoio contribuirá positivamente;

– Converse com pessoas que já realizarem objetivos semelhantes aos que você possui, elas podem contribuir com informações importantes que tornarão seu planejamento mais eficiente e eficaz.

Mantenha o controle e a disciplina. Após alguns dias fazendo o seu orçamento e se dedicando nesse processo, essa atitude se tonará um hábito. E que seja um bom hábito! Um hábito que lhe ajudará a alcançar o seu bem-estar financeiro. Não tem mágica, se desejamos colher, precisamos plantar e cultivar.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer o seu planejamento financeiro? Eu posso te ajudar! Envie uma mensagem no meu e-mail bruna.varzini@yahoo.com.br

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: