Dicas para um consumo consciente

Quais estratégias você utiliza para consumir com mais qualidade?

Consumir com qualidade envolve uma reflexão sobre a necessidade real em adquirir um produto/serviço, envolve uma reflexão sobre preços e também sobre benefícios no curto, médio e longo prazo.

Vamos tomar como exemplo a alimentação.

O que eu quero comer e o que de fato eu preciso comer? Qual tipo de alimento e qual a quantidade necessária? Quais benefícios terei por meio desse alimento? O valor gasto com essa alimentação está de acordo com a minha renda? Consumir esse alimento é uma atitude sustentável, ou seja, vai contribuir no meu bem-estar no curto, médio e longo prazo? Além disso, ao consumir esse alimento, qual será o impacto na natureza, na sociedade, na política, na economia, enfim, qual será o impacto no ambiente em que vivo?

Essa é, na minha opinião, a melhor dica para um consumo mais consciente: refletir antes de consumir e, de verdade, isso será bem mais fácil com planejamento.

Ações preventivas possibilitam a reflexão. Na reflexão analisamos os ganhos e as perdas. Já no momento do aperto não temos muito tempo para pensar e acabamos decidindo de forma mais impulsiva…muitas vezes motivados pelo terrível medo da perda, não é mesmo?

Algumas outras dicas podem te ajudar a consumir de forma mais consciente e manter a organização financeira:

– Tenha um padrão de vida de acordo com os seus recursos financeiros;

– Pesquise antes de comprar, compare preços e benefícios oferecidos, como durabilidade e versatilidade;

– Escolha o lugar certo para morar, próximo a centros de conveniências (mercados, farmácias, padarias, academias) e, se possível, próximo ao seu trabalho, garantindo maior comodidade e economia;

– Sempre que possível faça atividades a pé ou de bicicleta. Despesas com transporte, principalmente com carro particular, tendem a ser altas.

– Concentre suas despesas em no máximo 2 cartões de crédito, com datas de vencimento de acordo com a data dos seus recebimentos, facilitando a organização e controle;

– Faça lista de compras para ir ao supermercado;

– Peça descontos;

– Verifique periodicamente os contratos de telefone, TV e internet. Novos planos são lançados constantemente oferecendo benefícios e valores personalizados e mais atrativos;

– Defina um valor mensal para presentes. Seja criativo, não se prenda à marcas e status;

– Planeje as viagens e passeios nos finais de semana, converse com a família sobre o que desejam, dentro das condições financeiras;

O consumo consciente e responsável impacta positivamente na nossa vida, na nossa família, na nossa cidade, enfim, no mundo em que vivemos. O impacto é local e global, no agora e no amanhã, gerando equilíbrio, sustentabilidade e prosperidade.

O que você vai fazer para ter um consumo mais consciente a partir de agora?

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: