Quais estratégias você utiliza para consumir com mais qualidade?
Consumir com qualidade envolve uma reflexão sobre a necessidade real em adquirir um produto/serviço, envolve uma reflexão sobre preços e também sobre benefícios no curto, médio e longo prazo.
Vamos tomar como exemplo a alimentação.
O que eu quero comer e o que de fato eu preciso comer? Qual tipo de alimento e qual a quantidade necessária? Quais benefícios terei por meio desse alimento? O valor gasto com essa alimentação está de acordo com a minha renda? Consumir esse alimento é uma atitude sustentável, ou seja, vai contribuir no meu bem-estar no curto, médio e longo prazo? Além disso, ao consumir esse alimento, qual será o impacto na natureza, na sociedade, na política, na economia, enfim, qual será o impacto no ambiente em que vivo?
Essa é, na minha opinião, a melhor dica para um consumo mais consciente: refletir antes de consumir e, de verdade, isso será bem mais fácil com planejamento.
Ações preventivas possibilitam a reflexão. Na reflexão analisamos os ganhos e as perdas. Já no momento do aperto não temos muito tempo para pensar e acabamos decidindo de forma mais impulsiva…muitas vezes motivados pelo terrível medo da perda, não é mesmo?
Algumas outras dicas podem te ajudar a consumir de forma mais consciente e manter a organização financeira:
– Tenha um padrão de vida de acordo com os seus recursos financeiros;
– Pesquise antes de comprar, compare preços e benefícios oferecidos, como durabilidade e versatilidade;
– Escolha o lugar certo para morar, próximo a centros de conveniências (mercados, farmácias, padarias, academias) e, se possível, próximo ao seu trabalho, garantindo maior comodidade e economia;
– Sempre que possível faça atividades a pé ou de bicicleta. Despesas com transporte, principalmente com carro particular, tendem a ser altas.
– Concentre suas despesas em no máximo 2 cartões de crédito, com datas de vencimento de acordo com a data dos seus recebimentos, facilitando a organização e controle;
– Faça lista de compras para ir ao supermercado;
– Peça descontos;
– Verifique periodicamente os contratos de telefone, TV e internet. Novos planos são lançados constantemente oferecendo benefícios e valores personalizados e mais atrativos;
– Defina um valor mensal para presentes. Seja criativo, não se prenda à marcas e status;
– Planeje as viagens e passeios nos finais de semana, converse com a família sobre o que desejam, dentro das condições financeiras;
O consumo consciente e responsável impacta positivamente na nossa vida, na nossa família, na nossa cidade, enfim, no mundo em que vivemos. O impacto é local e global, no agora e no amanhã, gerando equilíbrio, sustentabilidade e prosperidade.
O que você vai fazer para ter um consumo mais consciente a partir de agora?
Até a próxima!
Deixe um comentário