7 características dos bons administradores financeiros

Olá! Tudo bem com você?

No mês de outubro de 2020 iniciei um estudo bíblico sobre finanças pessoais e decidi compartilhar as mensagens através do canal “Meus Valores”, no Telegram. Se você tiver interesse em fazer esse estudo ou entender um pouco mais sobre alguns assuntos específicos como dívidas e equilíbrio financeiro, faça parte deste grupo! O estudo está dividido em 15 capítulos. Neste momento estamos iniciando o capítulo 7 e está tudo salvo lá, você pode ouvir as mensagens com calma, no seu tempo, ok?

Neste estudo, um dos temas que mais me chamou a atenção até o momento foi “O caráter dos administradores de Deus”. Foram abordadas 7 características: Honestidade, Esforço, Diligência, Cumprimento do Dever, Domínio Próprio, Fidelidade e Comunhão.

Quero convidar você a refletir sobre essas características. Vamos lá?

1 – Honestidade: significa ser verdadeiro, transparente, não roubar, não enganar ou defraudar ninguém. Ser honesto é ser moralmente irrepreensível. Como você tem praticado a honestidade na sua vida financeira?

“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o preço justo é o seu prazer” – Provérbios 11:1

2 – Esforço: diz respeito a intensificação das forças físicas, intelectuais ou morais para a realização de algum projeto ou tarefa. De 0 a 10 o quanto você tem se esforçado para atingir os seus objetivos financeiros?

“A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento” – Provérbios 13:11

3 – Diligência: significa zelo, presteza, interesse e cuidado na realização de alguma tarefa. Meu pai costumava dizer que a gente tinha que zelar pelas coisas. Se você zela, se você cuida, você sempre tem. Você tem sido diligente na administração dos seus bens materiais e dos seus recursos financeiros?

“O que trabalha com mão enganosa empobrece, mas as mãos dos diligentes enriquece” – Provérbios 10:4

4 – Cumprimento do dever: respeitar e cumprir às regras estabelecidas, fazer a nossa parte na sociedade, no nosso trabalho e dentro de nossas casas. Qual são os seus deveres financeiros? Você tem cumprido os seus compromissos?

“Disseram-lhe eles: De César. Então, ele lhes disse: Dai, pois, à César o que é de César e a Deus, o que é de Deus” – Mateus 22: 21

5 – Domínio Próprio: diz respeito ao autocontrole, ter controle sobre as emoções e atitudes. Epíteto disse: “Nenhum homem que não domine a si mesmo é livre”. Como anda o seu domínio próprio: você tem controlado o seu dinheiro ou o seu dinheiro tem controlado você?

“Porque o beberrão e o comilão cairão em pobreza, e a sonolência faz trazer as vestes rotas” – Provérbios 23:21

6 – Fidelidade: é a capacidade de manter-se correto, justo e firme em toda e qualquer circunstância, seja ela boa ou má. Ser fiel é ser leal, é manter a constância nos compromissos assumidos com outrem. Como você demonstra a fidelidade nas suas finanças?

“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” – Mateus 25:21

7 – Comunhão: estar em sintonia no modo de pensar, agir ou sentir. Quando dizemos que uma pessoa tem comunhão com Deus, por exemplo, estamos dizendo que ela está conectada à Ele por meio de um relacionamento constante. Qual é o impacto da sua comunhão com Deus na sua vida financeira?

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte, seus ramos correm sobre o muro…O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (donde é o Pastor e a Pedra de Israel” – Gênesis 49:22 e 24.

Caro leitor, como você se vê em relação a cada uma dessas características? Se a sua auto avaliação não foi muito boa, não se preocupe! Todos nós temos muito a evoluir.

Qual dessas características você deseja colocar mais em prática a partir de hoje? Tome a sua decisão, ore a Deus e confie: Ele vai te ajudar a ser um administrador melhor!

Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: