TEMPLO: corpo e mente

Olá leitor, tudo bem?

Há alguns anos, quando eu ainda morava em Itajubá MG, um grande amigo meu, Giovanni Coutinho, falou sobre os 4 Ts em uma pregação na igreja. Os 4 Ts significam: Tesouros, Talentos, Tempo e Templo. Foi uma das coisas mais inspiradoras e esclarecedoras que já ouvi. O assunto foi tão impactante que decidi traze-lo para o projeto Meus Valores. Falar de finanças e de valores pessoais, para mim, envolve esses quatro recursos essenciais.

Quando falamos de planejamento financeiro, uma das primeiras coisas a se pensar é sobre o nosso estado atual. Em seguida, refletimos sobre o estado desejado: nossos sonhos e objetivos. Preste atenção no que vou te dizer: não importa qual seja o seu objetivo, você com certeza precisará desses quatro recursos para chegar lá.

Ao longo das próximas semanas abordaremos os 4 Ts. Hoje, entenderemos um pouco mais sobre o Templo. Vamos lá?

O que é um Templo?

O termo pode se referir a algo concreto, como um prédio ou construção, mas também pode ser usado no sentido figurado. Templo é o lugar onde Deus habita. É um lugar digno de respeito.

Na Bíblia, podemos ler “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, provenientes de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

Se eu ando com Deus, o Espírito Santo habita em mim. Logo o meu corpo e a minha mente são templos de Deus.

Como você tem cuidado desse templo?

Corpo e mente estão conectados e formam um único sistema. Devemos buscar por disposição e saúde através de uma boa alimentação, tomando água, respirando ar puro, tomando sol, fazendo atividades físicas regularmente, dormindo em média 8 horas por dia, dedicando tempo para um descanso absoluto…

O que mais podemos fazer para cuidar desse templo?

Considere também: estar em meio a natureza, pensar em coisas edificantes, vigiar e orar, estar próximo das pessoas que amamos e agir com temperança.

Sim, todos esses pontos contribuem no nosso bem-estar físico e mental. E, dessa forma, cuidando do templo, da morada de Deus, poderemos administrar melhor as nossas finanças, fazer um bom planejamento, tomar boas decisões, manter o controle, realizar sonhos e, mais do que isso, poderemos nos sentir mais gratos e satisfeitos a todo momento, ao longo de toda a nossa caminhada.

Agora, convido você a fazer uma auto avaliação:

1) De 0 a 10, o quanto você tem cuidado do seu Templo (corpo e mente)?

2) Você tem sido grato pelo corpo e mente que possui?

3) Como e com qual propósito você tem usado desse templo?

4) O que você pode fazer a partir de agora para ter um corpo e uma mente mais saudáveis?

Lembre-se, Deus habita em você, Deus habita em mim. Vamos cuidar desse templo e utilizá-lo com sabedoria para que possamos viver bem e impactar positivamente na vida das pessoas e no mundo.

Agradeço por esse conhecimento ter chegado até mim e pela oportunidade de compartilha-lo aqui, com você.

Na próxima semana falaremos sobre o Tempo. Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: