3 fatores que influenciam nas nossas finanças – Parte 3

Olá caro leitor, tudo bem?

No primeiro artigo desta série falamos sobre a Cultura Brasileira, o Consumismo e a Falta de Transparência das Instituições. Já no segundo, abordamos sobre Acomodação, Confiança excessiva no Estado e Crenças. Nesta terceira parte trataremos de mais 3 fatores que influenciam nas nossas finanças: Disciplina, Ações de Marketing e Motivação.

Como cada um desses fatores influencia na sua relação com o dinheiro? Eles estão contribuindo ou impedindo o seu bem-estar financeiro?

1) Disciplina: a palavra disciplina vem do latim disciplina, que significa “a educação que o discípulo recebia do seu mestre”, originando-se da palavra discipulus, utilizada para fazer referência àquele que aprende. Uma pessoa disciplinada é alguém que obedece às regras, que segue uma ordem.

A disciplina financeira diz respeito à habilidade de seguir às regras estabelecidas no planejamento financeiro.

Imagine que você decidiu poupar 100 reais por mês para usar na troca do carro daqui a 5 anos. Para usufruir desse valor e fazer a troca do veículo com tranquilidade você vai precisar ter disciplina, não é mesmo?

Sem disciplina dificilmente cumpriremos as ações acordadas e alcançaremos os resultados almejados.

Outro exemplo: imagine que você, juntamente com sua família, tenha definido um valor máximo para presentes: 200 reais por mês. Se alguém não obedecer a essa regra e gastar 500 reais com presentes, o que pode acontecer? Muito provavelmente vai faltar dinheiro para pagar outras coisas, para a reserva com imprevistos ou para os investimentos, enfim. E o que mais pode impactar?

A falta de disciplina financeira pode trazer sérias consequências, atingindo os relacionamentos, a saúde, o trabalho, o nosso bem-estar.

Dica importante para desenvolver a disciplina: escreva os seus planos, coloque tudo “no papel” e em um lugar visível ou utilize alguma ferramenta que facilite o acompanhamento deles. Palavras mágicas: Planejamento e Controle.

Você se considera uma pessoa disciplinada? Como você pode melhorar o controle das suas ações?

2) Ações de Marketing: ações de marketing, como promoções e propagandas, alcançam os nossos sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato), interferindo nos nossos pensamentos, sentimentos (emoções), comportamentos e consequentemente nos nossos objetivos. Ao entender essa estrutura, entendemos que constantemente o nosso planejamento financeiro pode ser alterado ou o seu desenvolvimento pode ser dificultado devido influências de ações de marketing.

Um valor destinado à poupança inicialmente, por exemplo, para realização do casamento, pode ser destinado à compra de um sapato ou de qualquer outra coisa que nem era algo tão importante para nós, por conta do momento e da forma como aquele produto/serviço nos foi apresentado. É a famosa “compra por impulso”.

O que fazer para se proteger dessas ciladas? Evite tomar uma decisão imediata. Vai dar uma volta, espere alguns dias, converse com outras pessoas, analise se você realmente precisa daquele item, se tem dinheiro para isso e se o consumo tem que ser naquele momento ou pode aguardar mais algum tempo.

3) Motivação: a motivação é o impulso interno que nos leva à ação, portanto os nossos comportamentos são resultados dessa condição interna. O que mantém uma pessoa motivada são os seus sonhos. Quais são os seus sonhos? Com o que você tem sonhado nos últimos dias, meses e anos?

Você já parou para pensar sobre como a sua motivação influencia a forma como você administra o seu dinheiro?  

Ter um planejamento financeiro é uma forma de se manter motivado, uma vez que o planejamento envolve pensar sobre sonhos e objetivos. Ele também nos ajuda a ter um norte, uma direção. Quando sabemos para onde estamos indo e o porquê de ir para lá, fica muito mais fácil dizer NÃO para as coisas que podem nos afastar do alvo e persistir nessa caminhada bastante prazerosa.

Na sua opinião, além dos fatores citados, quais outros estão influenciando nas suas finanças? Qual a melhor maneira de você lidar com eles?

Finalizamos aqui a nossa série. Agora que você já sabe um pouco mais sobre algumas coisas que afetam as suas finanças, que tal fazer uma lista de ações de melhoria? Lembre-se: ações diferentes geram resultados diferentes!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: