3 fatores que influenciam nas nossas finanças – Parte 1

Diversos fatores (internos e externos) influenciam no nosso comportamento em relação ao dinheiro. Cada pessoa tende a agir e reagir de uma maneira diferente frente a esses fatores e a outros estímulos, dependendo do seu mapa mental, ou seja, da forma como entende o mundo e interpreta os fatos.

Portanto, não devemos julgar a forma como as pessoas lidam com o dinheiro, mas sim, observar e contribuir conforme a necessidade de cada um.

Algumas pessoas precisam de mais conhecimento sobre juros e rentabilidade, outras precisam compreender a forma como consomem, outras ainda precisam desenvolver a habilidade de planejar e outras talvez precisem de maior clareza sobre os seus objetivos. Cada um é cada um!

Dê uma olhadinha nos 3 fatores a seguir. Como cada um desses fatores está influenciando nas suas finanças?

1) Cultura Brasileira: no Brasil recebemos a influência de uma cultura consumista e imediatista. Tivemos um longo período de inflação (1950 a 1990), quando era preferível consumir a poupar. Nesta fase as orientações financeiras eram direcionadas para pessoas com renda disponível, preocupadas com o destino de seus investimentos.

Com o Plano Real (1994), estabilizaram-se os preços e a inflação, viabilizando o planejamento financeiro. Tivemos significativa melhora nas condições econômicas internas e externas, evolução no mercado de trabalho e expansão do crédito. O consumo passou a ser peça-chave do crescimento do país e para muitos, símbolo de riqueza e status.

Na última década, a implementação de Programas Sociais apoiou o consumo e o desenvolvimento do país, entretanto, em muitos casos, esse crescimento ocorreu de maneira desorganizada e sem planejamento. O crédito fácil frente a falta de organização financeira, levou muitas empresas à falência, e contribuiu para um alto índice de inadimplência e desemprego.

Em 2020, com a crise do Covid-19, o Brasil (e o mundo) está enfrentando grandes desafios econômicos e transformações em todos os seguimentos. Você já parou para pensar sobre como essas mudanças vão impactar nas finanças dos brasileiros? O que já mudou na sua relação com o dinheiro?

2) Consumismo: a cultura do consumismo segue uma direção oposta ao do planejamento financeiro. Planejamento tende a gerar equilíbrio e prosperidade financeira, já o consumismo tende a gerar pobreza. Saiba como: quando consumimos além do necessário, contribuímos no esgotamento dos recursos naturais, no acúmulo de lixo e de bens que não geram valor. O consumismo esgota nossos recursos financeiros, dificultando o planejamento para a aposentadoria, a otimização de nossos investimentos, a realização de sonhos e a ajuda ao próximo.

O consumo deve ser feito de maneira consciente e sustentável. Antes de adquirir algo, pergunte a si mesmo: Eu preciso? Eu tenho dinheiro? Tem que ser agora?

Incentive a economia local, consumindo produtos produzidos na sua região. Busque informações sobre a composição do produto, materiais utilizados, a forma como foi produzido (verifique, por exemplo, se no processo de fabricação foi utilizado mão de obra escrava).

Pense sobre: o que eu estou consumindo? Como esse consumo pode impactar na minha vida e na sociedade? Qual é o impacto local e global? Ao consumir esse produto ou serviço quais são os possíveis ganhos e as possíveis perdas no curto, médio e longo prazo?

3) Falta de Transparência das Instituições: você sabe exatamente os impostos que paga em cima de cada bem que consome? As taxas inclusas no financiamento de um imóvel? A taxa de juros do cartão de crédito? A falta de informações claras e objetivas pode dificultar a elaboração de um orçamento doméstico preciso, comprometendo o planejamento financeiro.

Antes de assinar contratos, leia com atenção e tire todas as suas dúvidas. Se possível, faça pesquisas e fique expert no assunto antes de adquirir um produto ou serviço. Converse com especialistas e busque instituições sérias para te ajudar a fazer a melhor escolha.

No próximo artigo vamos analisar outros 3 fatores e refletir sobre como eles impactam na nossa vida e o que podemos fazer para superar desafios e ter sucesso em nossas finanças.

Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: