TESOUROS: onde você está colocando a sua confiança?

Olá, caro leitor!

Hoje vamos refletir sobre o último T… Do que você está falando, Bruna?

Recapitulando: nos posts anteriores falamos sobre o Templo, o Tempo e os Talentos. Hoje falaremos sobre os Tesouros.

Tesouro é um conjunto de riquezas de qualquer tipo, como por exemplo dinheiro, joias e metais preciosos. Pode ser compreendido também como o lugar onde as riquezas ficam armazenadas. Na bíblia encontramos o termo “Casa do Tesouro”, utilizado para se referir ao lugar / espaço onde ficam guardados os dízimos.

No evangelho de Mateus 6:19-21, encontramos a seguinte orientação: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.

A palavra “riquezas”, traduzida do termo hebraico mamom, provém de uma raiz que significa “confiar”. Geralmente se referia a um dinheiro que era confiado a outra pessoa para que o mantivesse seguro. Com o tempo a palavra adquiriu outro significado, não como aquilo que se entrega a outra pessoa para protegê-lo, mas como algo em que se põe a confiança.

Essa explicação é bastante interessante, não é mesmo?

Tesouro ou, especificamente, riqueza, é algo em que se põe a confiança.

No treinamento Meus Valores, eu considero como tesouros terrenos: o dinheiro e bens materiais. Esses recursos, quando bem administrados, promovem bem-estar e prosperidade. Veja bem: a boa administração destes recursos, somadas a outras ações, é que vai produzir essas bênçãos. Os tesouros são ingredientes essenciais dessa receita. O simples acúmulo deles não vai produzir resultados positivos.

Já pensou em acumular ovos, farinha e óleo? Com o tempo, você precisaria de um espaço maior, de uma planilha e pessoas para organizar tudo e ainda correndo o risco de passar o prazo de validade e tudo se perder!

Muitas pessoas tem a falsa sensação de segurança no acúmulo de dinheiro. Confiam demasiadamente a sua vida nesse recurso limitado, que perde seu valor ao longo do tempo. A nossa confiança deve estar nos tesouros celestiais: esses tesouros encontramos no evangelho, os quais geram entendimento e sabedoria, liberdade e salvação eterna.

Os tesouros terrenos não devem ser acumulados, mas sim administrados. Eles devem ser investidos em ações que geram valores como: saúde, alegria, paz, diversão, aprendizado, proteção, conforto, trabalho, amor…

Portanto, sim, ter dinheiro e bens materiais é algo muito bom!

Responda para si mesmo:

  • Como eu tenho administrado os meus tesouros (dinheiro e bens materiais)?
  • O que esses tesouros terrenos significam para mim?
  • Se hoje eu recebesse 10 mil reais, o que eu faria com esse dinheiro? Por quê?
  • Onde eu tenho colocado a minha confiança?

Você deseja mudar a sua forma de pensar, sentir e agir em relação ao dinheiro? Como você pode fazer isso?

Querido leitor, como foi bom estudar, refletir e escrever sobre esses 4Ts. Trouxe-me mais clareza e entendimento.

Espero, de coração, ter contribuído positivamente na sua maneira de enxergar e administrar esses 4 recursos essenciais.

Todos eles estão conectados. Todos eles podem e devem ser administrados com diligência. Eles são presentes que nos conectam à nossa essência, que nos ajudam a viver o amor e trazer para bem perto de nós o Reino de Deus. Faz sentido para você?

Finalizamos mais um ciclo. Em breve trarei novidades…

Forte abraço!

“Se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus” – Provérbios 2:3-5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: