Qual é o valor do TEMPO?

Olá querido leitor! Tudo bem?

No último post iniciamos uma reflexão sobre os 4 Ts: Tesouros, Talentos, Tempo e Templo.

Falamos especificamente sobre o Templo, confira aqui https://meusvalores.com.br/2021/04/08/templo-corpo-e-mente/#more-1149

Hoje trataremos do tempo… Não tenho dúvida de que esse assunto vai render!

Então, vamos começar?

Tire alguns minutinhos para pensar e responda: O QUE É O TEMPO PARA VOCÊ?

No dicionário, encontramos o significado: “duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem”.

No dia a dia, tanto na vida pessoal como profissional, ouvimos falar sobre a importância da administração do tempo. Mas, afinal, é possível administrar o tempo? É possível controlar esse recurso? Como?

O livro de Eclesiastes, no capítulo 3, nos diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

É possível escolher nascer já grande, com 1 metro de altura?

É possível viver 100 anos sem sentir nenhuma desilusão ou tristeza?

É possível impedir que o sol ou a lua apareçam no céu?

É possível acrescentar 1 hora aos nossos dias?

Após muitas reflexões e estudos eu entendi que não, não é possível administrar o tempo, mas nós podemos administrar o nosso foco e a nossa energia. Essa consciência ajuda-nos a aproveitar melhor a nossa rotina.

O tempo é como um livro com páginas em branco. Você é quem decide o que vai escrever e lembre-se: em algum momento essas páginas vão acabar!

A noite virá após o dia…e o dia após a noite, isso não podemos mudar. Mas, o que será feito ao longo dos dias e das noites, isso sim podemos escolher. Cada escolha, naturalmente, trará consigo um resultado, uma consequência.

O tempo todo estamos plantando e colhendo. Hoje eu colho resultados de escolhas passadas. Esses resultados me parecem bons? Estou satisfeita com eles?

Vamos levar essa questão para a vida financeira.

A minha situação financeira atual, quer eu queira ou não, é também resultado das escolhas que fiz. O que eu fiz no passado? Financeiramente falando, onde coloquei a minha energia? Decidi ir à luta, trabalhar, estudar e ganhar algum dinheiro ou optei por dormir até um pouco mais tarde? Investi energia para fazer os meus controles, planejando o meu consumo, ou preferi sair às compras sem preocupações e limites?

Essa provocações não são para julgar e dizer se você está certo ou errado. Mas para você pensar sobre o caminho que tem percorrido, a maneira como tem aproveitado o seu tempo e o resultado dessas escolhas. Precisamos assumir responsabilidades!

Enquanto colocarmos a culpa na chuva, na política, no vizinho, no pai…ficaremos reféns de nós mesmos e teremos a sensação de ver o tempo passar sem nada de importante acontecer.

Você e eu não podemos controlar o tempo, muito menos mudar o passado, mas o presente…ah, o presente é a grande oportunidade que temos de fazer diferente, de fazer melhor!

Convido você a refletir sobre a sua rotina diária. Vamos la´?

  • Quais são as suas ações diárias que lhe trazem grandes resultados para a sua vida como um todo?
  • Quais tarefas são urgentes, mas exercem pouca influência na realização dos seus objetivos?
  • Quais tarefas não são importantes, nem urgentes, e trazem poucas consequências imediatas para a realização dos seus sonhos?
  • Quais ações você pode delegar? E quais não trazem nenhum impacto e que você pode eliminar?
  • Como você pode organizar melhor o seu tempo a fim de viver o seu propósito e caminhar em direção aos seus sonhos?

O tempo, assim como o templo, é um recurso que nos foi dado, ou talvez emprestado. Uma parte das coisas são controladas pelo grande Criador, por uma Inteligência Maior. Outra parte está em nossas mãos, temos livre arbítrio para decidir e agir.

Existe uma conexão entre o tempo e o templo. Quando cuidamos do templo, aproveitamos melhor o nosso tempo. Faz sentido para você?

Eu poderia escrever muitos e muitos parágrafos sobre o tempo…mas prefiro ficar por aqui e finalizar com a seguinte frase:

“Se você ama a vida, então não desperdice tempo, pois é disto que a vida é feita” – Benjamim Franklin

Gratidão por essa reflexão! Na próxima, falaremos sobre os Talentos.

Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: