Corpo e mente saudáveis: a importância da qualidade dos pensamentos

Olá, caro leitor, tudo bem?

Os parágrafos que você vai ler agora trazem uma mensagem muito importante e poderosa!

Compartilho aqui informações e reflexões que abordam a importância da qualidade dos nossos pensamentos. Tenho certeza que ao final dessa leitura você estará mais preparado para lidar com os problemas atuais, inclusive aqueles relacionados às finanças.

Esteja aberto para ler e compreender! Boa leitura.

Os nossos pensamentos influenciam nos nossos sentimentos. Estes, por sua vez, influenciam nas nossas ações e reações frente aos eventos da vida.

No que você tem pensado nos últimos dias?

Muito provavelmente eu e você temos pensado no Covid -19 e nas suas consequências, na proteção da nossa família, nos cuidados que temos que ter a todo momento, nos desafios para estudar e trabalhar, dentre outras coisas. Esses pensamentos têm despertado em nós sentimentos como: tristeza, preocupação, irritação, ansiedade, medo, nervoso e angústia.

Observe o seu comportamento e o comportamento das pessoas a sua volta: como você está acordando e indo trabalhar? De que forma você tem encarado as atividades do dia-a-dia? Qual tem sido o tema central das suas conversas?

Certas emoções liberam substâncias tóxicas no nosso organismo, como por exemplo o cortisol, que em excesso prejudica o nosso sistema imunológico e aumenta a morte celular.

Em resumo, pensar em coisas ruins gera sentimentos desagradáveis que impactam diretamente na nossa saúde e bem-estar. E se a nossa saúde não vai bem, logo ficamos preocupados, tristes, ansiosos e o ciclo recomeça…

É possível quebrar esse ciclo? Como podemos fazer isso?

Da mesma forma que entramos em ciclos destrutivos podemos também entrar e permanecer em ciclos edificantes!

Preste muita atenção no que você vai ler agora: a palavra de Deus nos orienta a vigiar e orar constantemente. Precisamos vigiar o lado de fora, mas principalmente o lado de dentro, pois é aqui em nossa mente que os problemas e conflitos se iniciam. Precisamos tomar consciência dos nossos pensamentos, desviando-nos das coisas ruins e focando naquilo que é bom.

Em Filipenses 4:8 podemos ler: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Precisamos investir tempo pensando nas coisas do Alto. Ao alimentar a mente com coisas boas nos sentiremos melhores e teremos atitudes coerentes, teremos força par lutar e cumprir a nossa missão nesse mundo de levar as boas novas, de levar amor e salvação.

Mas como pensar em coisas boas com tantas coisas ruins acontecendo à nossa volta?

O fato não é fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo, mas tomar cuidado para não ficar preso nesta armadilha.

A seguir, relacionei 8 coisas que podemos fazer para alimentar a nossa mente e melhorar a qualidade dos nossos pensamentos:

1) Quando pensar em algo ruim ou difícil, pense em seguida: o que eu posso fazer para amenizar esse problema ou para me sentir melhor? O que eu posso aprender com essa situação? Você pode por exemplo fazer uma oração, contar para Deus sobre suas dores e pedir por orientação.

2) Leia e medite na palavra de Deus: escolha um versículo ou um salmo da sua preferência. Leia em voz alta e reflita sobre o que Deus está lhe dizendo por meio dessas palavras.

3) Pense em uma música ou hino com palavras alegres e esperançosas e cante mentalmente ou em voz alta ao longo do dia.

4) Contemple a natureza: olhe para as árvores, para os animais, invista tempo cuidando das suas plantas, brincando com seu cachorro, apreciando o céu, o sol e o colorido das flores. Como são belos e perfeitos! Se Deus cuida deles, não cuidará também de você, Seu filho, feito a Sua imagem e semelhança?

5) Cuide da sua saúde física: corpo e mente estão conectados. Se seu corpo estiver bem a sua mente ficará também. Tenha uma alimentação saudável, evitando o consumo excessivo de açúcar, sal, bebidas alcoólicas e estimulantes como café e energéticos. Faça atividades físicas regulares, tome água, tome sol, respire ar puro, cuide do seu sono e reserve um tempo para descanso absoluto.

6) Leia, compartilhe e converse sobre assuntos importantes e prazerosos, que contribuam na edificação e entusiasmo das pessoas.

7) Pratique a gratidão e faça isso de coração. Não é apenas dizer “obrigado”, mas reconhecer e sentir-se grato. Pelo o que eu você é grato no dia de hoje? Talvez você seja grato pelo alimento, pela vida de seus filhos, pela sua casa, por poder caminhar, trabalhar, sorrir…você tem motivos para sorrir? Então agradeça. A gratidão estimula a liberação de dopamina e ocitocina que são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, reduzindo o medo e a ansiedade.

8) Por fim, inicie o seu dia buscando a Deus, fazendo uma oração, agradecendo, ouvindo uma música ou um áudio motivador, assistindo um vídeo edificante.

“Buscai em primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”. – Mateus 6:33

Que esse reino de paz seja presente, seja prioridade em nossas vidas, em nossos pensamentos, em nossas emoções e atitudes. Na presença de Deus temos força, equilíbrio e a atitude correta.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. – Romanos 12:12

O tema central dessa mensagem foi a qualidade dos nossos pensamentos. Em outros artigos falarei mais sobre como cuidar e manter seu corpo e mente saudáveis, ok?

Para finalizar, deixo essas perguntas para você: em quê Jesus pensava? Onde estavam os pensamentos de Jesus? Como Jesus pensaria se ele estivesse aqui, hoje, no seu lugar?

Forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: