Receitas – Despesas = ?

Olá leitor! Tudo bem?

Ao fazer mentalmente a conta “receitas – despesas”, qual é o resultado que vêm à sua mente? Acredito que você consiga me responder se é um resultado positivo ou negativo, estou certa? É provável também que você tenha uma ideia do valor que tem faltado ou sobrado no seu orçamento financeiro mensal, não é mesmo?

A sua resposta foi construída pela sua mente que considerou algumas opções, informações e caminhos. Eu disse “algumas”. Muito provavelmente, ao fazer essa conta você não considerou alguns gastos e alguns centavos!

Esse é um dos motivos pelos quais os educadores financeiros reforçam tanto sobre anotar, “colocar no papel” as suas finanças. Não podemos deixar as informações “voando” na nossa cabeça. Precisamos colocá-las do lado de fora, registrar e organizar.

Para saber se está faltando ou sobrando dinheiro é preciso fazer as contas. A realização de um diagnóstico e posteriormente de um orçamento financeiro é essencial para analisar os ganhos e os gastos, obter informações precisas, visualizar com mais clareza, entender melhor a dinâmica e então, definir estratégias e tomar decisões.

Bruna, fiz as contas e percebi que está faltando dinheiro, ou seja, estou gastando mais do que ganho. O que fazer?

Se você gasta mais do que ganha então você tem continhas em aberto…ou seja, dívidas vencidas.

Ter dívidas não é um problema. O problema é quando não conseguimos pagar dentro do prazo e ficamos inadimplentes. Se você possui dívidas em atraso, sugiro que anote em um papel ou planilha o tipo de dívida, o nome do credor, o valor, o prazo e a taxa de juros. Analise uma a uma. Priorize as dívidas com taxas de juros maior. Renegocie, combinando com a outra parte uma nova data para pagamento ou a redução dos juros. Dependendo do caso, talvez seja melhor fazer um empréstimo com taxa de juros menor para quitar as dívidas com juros maiores. Mas lembre-se: a aquisição de um empréstimo gera uma nova dívida.

Portanto, se está faltando dinheiro para pagar as contas, além de organizar e renegociar as dívidas, reveja os gastos reduzindo e eliminando tudo o que for possível. Além de focar na redução das despesas, busque formas para aumentar as receitas. Talvez você possa realizar algum outro trabalho nas horas vagas, vender algumas coisas que não utiliza mais ou até mesmo buscar por outro emprego com remuneração melhor.

Bruna, fiz as contas e está sobrando dinheiro! O que fazer com a sobra?

O dinheiro que sobrou após pagar todas as suas despesas, poderá ser utilizado para formar uma reserva emergencial (sugiro que você forme uma reserva que corresponda a pelo menos 6 vezes o valor do seu custo de vida mensal), para planejar a aposentadoria e para realizar sonhos. Informe-se sobre os tipos de investimentos e se tiver alguma dificuldade procure por um especialista para te orientar sobre as melhores opções de acordo com os seus objetivos.

Ah, uma dica super importante: se você percebeu que está sobrando dinheiro, já programe o investimento desse valor para o próximo mês, assim que o seu salário entrar na conta. Regra de ouro das finanças pessoais: pague-se primeiro!

Mais alguma pergunta?

Bem, hoje decidi compartilhar esse texto para te alertar, acima de tudo, sobre a importância de anotar as movimentações financeiras. Não confie nas continhas que faz mentalmente! Você vai ver como o hábito de registrar e controlar vai te ajudar a lidar melhor com os imprevistos e enxergar grandes oportunidades!

Gostou? Compartilhe!

Até a próxima!

Um comentário em “Receitas – Despesas = ?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: