A primeira palestra

Aconteceu no ano de 2012. Na época eu era professora do curso de auxiliar administrativo de uma escola profissionalizante, em Itajubá MG.

Entre uma conversa e outra, comentei com a secretária da escola que eu tinha conhecimentos específicos de Planejamento Financeiro Pessoal. Então surgiu a ideia de realizarmos uma palestra para os alunos e seus familiares.

Lembro-me que a sala estava cheia, cerca de 60 a 70 pessoas. Como eu era professora, estava acostumada a lidar com o público, mas ainda assim fiquei bastante ansiosa. Toda aquela ansiedade mostrou o quanto era importante para mim falar sobre aquele assunto.

Eu adorava falar em público, mas falar em público sobre um assunto que eu era apaixonada foi realmente incrível!

No final da palestra me senti realizada e com o desejo de palestrar sobre finanças pessoais muitas vezes mais! Depois da primeira, outras vieram, naturalmente. A cada palestra, muito preparo, muitos aprendizados e a sensação do dever cumprido.

Ao longo de mais de 8 anos eu venho atualizando e melhorando as minhas palestras: incluindo novos conceitos, exemplos, imagens, vídeos e dinâmicas. O conteúdo aumentou tanto que, em 2020 decidi estruturar um treinamento com quatro módulos sobre o assunto.

Tenho excelentes lembranças de algumas palestras que assisti. Algumas impactaram profundamente, como a do professor Luiz Carlos Cabrera. Durante a minha graduação ele palestrou na PUC-Campinas e eu tive o prazer de assisti-lo. Ele disse algo que me marcou muito: que muitas pessoas não sabem o que querem fazer na vida por falta de oportunidade e de conhecimento. Eu me identifiquei muito com essa afirmação. Eu sabia que queria fazer algo, mas…o quê especificamente? Como eu poderia saber que queria ser uma dançarina se não soubesse nada sobre essa profissão? Como desejaria ser um palhaço se eu nunca tivesse ido a um circo? Eu entendi que precisava ler mais, conhecer lugares, conversar com pessoas. Essas atitudes me ajudariam a entender a minha missão e vocação.

E, de fato, isso aconteceu.

Da mesma forma que tantas palestras fizeram a diferença na minha vida, eu também desejo que minhas palestras, treinamentos e mentorias contribuam no bem-estar financeiro de muitas pessoas, no conhecimento sobre a Educação Financeira e sobre si mesmas, no desenvolvimento de competências a fim de que consigam sonhar e realizar.

Você sente que precisa dar um primeiro passo? Que passo é esse?

Um primeiro passo e uma primeira palestra. Uma pequena ação que pode causar um grande impacto e fazer toda a diferença…

Essa história sobre a realização da minha primeira palestra tem muito valor para mim. Desejo que ela te ajude a sonhar e a realizar! Acredite e siga em frente!

Até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: