Do que você precisa para alcançar os seus objetivos?

Olá caro leitor! Que bom começar o ano aqui com você!

Esse ano vamos trabalhar muito em prol da educação financeira e contribuir no bem-estar de dezenas, centenas ou quem sabe de milhares de pessoas!

O assunto do momento é planejamento. Nos últimos dois posts eu compartilhei orientações para você definir o seu ponto de partida e o seu ponto de chegada, ok?

Se você ainda não leu, aproveite e fique por dentro: https://meusvalores.com.br/2020/12/10/o-que-voce-esta-planejando/#more-915 e https://meusvalores.com.br/2020/12/17/o-que-voce-quer-para-o-proximo-ano/#more-932

Hoje vamos falar sobre AÇÕES e RECURSOS.

Após analisar o seu estado atual e definir o se estado desejado, é hora de pensar nas ações necessárias para sair de um ponto e chegar no outro.

Como você vai chegar no seu objetivo? Quais são as ações necessárias?

De verdade, não existe uma receita única. Cada pessoa pode e deve construir esse caminho da forma que lhe parecer melhor, mais fácil, mais adequada, mais eficiente. Uma sugestão: converse com pessoas que atingiram objetivos semelhantes aos seus. O que elas fizeram? A “receita” dela, ou seja, o caminho que ela percorreu pode servir de modelo para a construção do seu próprio caminho.

Além de pensar na receita (etapas e ações específicas), você deve pensar também nos ingredientes, ou seja, nos recursos.

Imagine, por exemplo, que o objetivo de uma pessoa é comprar um carro. Para comprar o carro ela vai precisar ter algumas ações como:

  • Conversar com a família
  • Obter informações sobre o produto
  • Fazer um orçamento
  • Juntar algum dinheiro
  • Ir até à loja
  • Negociar valores e acessórios

Note que as ações sempre iniciam com um verbo, indicando o que de fato a pessoa vai fazer. As ações precisam seguir um lógica. Primeiro eu converso com a família, faço pesquisas, junto uma grana…para depois negociar e fechar a compra, certo?

E quanto aos recursos, Bruna, o que seriam exatamente?

Quando falo de recursos estou falando de fatores internos e externos, coisas tangíveis e intangíveis que você precisa para conseguir colocar uma ação em prática. Do que uma pessoa precisa para conversar com a família? Do que ela precisa para fazer um orçamento? O que será necessário para juntar dinheiro?

Talvez essa pessoa precise de tempo, de dinheiro e de informações. Talvez ela precise de responsabilidade, de uma boa comunicação e paciência.

Pense no seu objetivo. Quais são as ações e recursos necessários? Dentre os recursos, quais você já possui? Quais você precisa buscar, desenvolver ou potencializar?

Não adianta eu ter a receita do bolo se eu não tiver os ingredientes, não é mesmo? E também não vai adiantar eu ter a receita e os ingredientes se eu não tiver a atitude de ir e “botar a mão na massa”, dar vida àqueles escritos.

Você já ouviu falar sobre recursos essenciais? São 4: Tempo, Templo, Talentos e Tesouros. Como você está administrando o seu tempo? Como você está cuidando do seu corpo e da sua mente? Como está a sua saúde? Você tem consciência dos seus talentos? De que maneira você os utiliza? E quanto ao seu dinheiro e bens materiais, como você tem administrando esses recursos? Eles estão contribuindo no seu bem-estar e no alcance de seus objetivos? Você pode aprender mais sobre esses recursos estudando a Bíblia!

Para fechar o texto de hoje:

1) Liste as ações necessárias para realizar o seu sonho;

2) Liste os recursos necessários para colocar essas ações em prática;

3) Reflita sobre os quatro recursos essenciais.

Tenho a certeza de que essa receita vai te ajudar muito a sonhar, planejar e realizar!

Feliz 2021!

Até breve!

A receita do Bolo de Chocolate da imagem é ótima! O bolo fica fofinho e gostoso! Quem compartilhou foi a minha cunhada Angela Schempp. Confira oustras delícias no Instagram: @angelaschempp

Este é um conteúdo da rede de colaboração dos alunos da prof. Vera Rita, de Psicologia Econômica e Educação Financeira #PEEF. No mês de dezembro o assunto tratado foi Resoluções de Ano Novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: