O que você quer para o próximo ano?

Olá! Tudo bem com você?

No último post começamos a falar sobre planejamento de ano novo e enfatizamos o PONTO DE PARTIDA. Se você ainda não leu, confira aqui https://meusvalores.com.br/2020/12/10/o-que-voce-esta-planejando/#more-915

Para fazer um planejamento top você deve refletir sobre o seu ponto de partida (esse é o primeiro passo), ou seja, ter clareza sobre como as coisas estão neste momento. Qual é o seu estado atual? Como está a sua vida amorosa, profissional, social…? Quanto à vida financeira, sugiro que você faça um diagnóstico financeiro, ok?

Feito isso, o segundo passo é definir o seu PONTO DE CHEGADA – nada mais nada menos do que os seus objetivos.

Com base na sua situação atual, o que você quer mudar? O que você quer melhorar? O que você quer para o próximo ano? Onde você deseja chegar?

Talvez você queira mais saúde, um emprego novo, uma casa maior… Talvez você deseje se livrar das dívidas, fazer as pazes com aquele amigo, ir morar mais perto da família… Quem sabe você queira cuidar melhor das suas emoções, ler mais livros, plantar uma árvore, adotar um cachorro… Eu não sei o que você quer exatamente. E você, você sabe o que quer?

Ter clareza dos seus objetivos vai te ajudar a se movimentar na direção certa.

Lembre-se: um novo ciclo vai se iniciar com 365 dias. Nós não conseguimos aumentar ou diminuir esse ciclo…o tempo é algo que eu e você não podemos controlar, mas podemos controlar o nosso foco e a nossa energia. A mesma energia que você gasta para chegar onde não quer é a energia que você precisa para chegar onde você quer. A diferença está onde você vai concentrar os seus esforços! A cada dia você pode dar um passo e se aproximar um pouco mais do seu objetivo.

Para te ajudar a definir os seus objetivos e metas sugiro que utilize a ferramenta 5W2H (what, why, where, when, who, how, how much), a qual consiste nas seguintes perguntas:

  1. O que eu quero? Qual é o meu objetivo?
  2. Por que eu quero isso? (justificativa)
  3. Onde isso será realizado? (local)
  4. Quando isso vai acontecer? (tempo)
  5. Por quem será feito? (responsabilidade)
  6. Como será feito? (método)
  7. Quanto custará a realização desse objetivo? (custo)

Exemplo: Eu quero comprar uma casa em Ubatuba até dezembro de 2021, para eu passar as férias com minha família e ter uma renda extra com o aluguel em outros períodos do ano. Vou pesquisar imóveis na região, conversar com corretores, orçar valores, obter informações a fim de fazer o melhor negócio possível. A compra será feita através das minhas economias que até o momento totalizam 400 mil reais.

Ficou claro?

Outra dica: verifique sempre se o seu objetivo é SMART (specific, measurable, achievable, relevant, time bound):

O meu objetivo é específico? Mensurável? Alcançável? Relevante? Com prazo determinado?

Feito? Lembre-se: o feito é melhor que o perfeito!

Temos agora: o ponto de partida (ponto A) e o ponto de chegada (ponto B). Pare por alguns instantes e imagine-se saindo do seu ponto A, dando um primeiro passo, seguindo, fazendo uma coisa e outra e enfim alcançando o seu objetivo! Essa imaginação, além de prazerosa, faz com que nossa mente fique atenta e nos ajude a buscar e a encontrar os recursos que precisamos para realizar os nossos sonhos.

“Se você pode sonhar, você pode realizar” – Walt Disney

No próximo post vamos refletir sobre a movimentação do ponto A até o ponto B. Do que você vai precisar para chegar lá?

Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Até breve!

Este é um conteúdo da rede de colaboração dos alunos da prof. Vera Rita, de Psicologia Econômica e Educação Financeira #PEEF. No mês de dezembro o assunto tratado é Resoluções de Ano Novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: