Quais gastos não lhe convêm?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” – 1Co 6:12

Neste momento quero convidar você a refletir sobre as suas finanças e gastos desnecessários.

Você gosta de consumir? Eu também gosto, e não há nenhum problema nisso. Todos nós precisamos e consumimos diariamente coisas como: alimentos, roupas, lazer, informações, etc. O consumo se torna um problema quando é excessivo, desnecessário e quando não temos recursos suficientes para pagar pelo produto/serviço.

A forma como consumimos traz consequências para nós, como indivíduos e para toda a sociedade. Ou seja, impacta de maneira local e global. Além do espaço, o consumo impacta no tempo, trazendo consequências no presente e no futuro.

Mas, que consequências são essas?

Quando consumimos alguma comida, por exemplo, em uma quantidade além do que precisamos, comprometemos a nossa saúde física, mental e financeira. Algumas consequências são imediatas, outras vão se manifestar ao longo dos anos. Com a saúde debilitada, ficamos mais vulneráveis e dependentes de outros recursos, gerando outros problemas…não é mesmo? O gasto excessivo dificulta a formação de uma reserva financeira, a realização de objetivos e também a ajuda ao próximo. Pensando de forma global, gastos desnecessários impactam no meio ambiente, através do acúmulo de lixo e da produção insustentável.

Em resumo: quando consumimos de maneira desequilibrada, contribuímos no desequilíbrio individual e de toda a criação.

Quando Deus criou o mundo ele designou uma tarefa especial para o ser humano: ser administrador de toda a criação. Em Gênesis 1:28 está escrito que os nossos primeiros pais, Adão e Eva, eram mordomos do Senhor e deveriam “sujeitar a terra” e “dominar” sobre todos os animais.

Você está administrando os seus recursos financeiros? Como você tem usado o seu dinheiro? Você tem controle sobre os seus gastos ou será que os seus gastos estão controlando você?

No próximo dia 27, teremos a Black Friday. O evento acontece no Brasil sempre na sexta-feira, após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos, e é uma grande oportunidade para as empresas venderem seus produtos e para os consumidores adquirirem itens por preços melhores.

Você pode gastar? Você pode aproveitar as promoções e comprar muitas coisas?

Eu aprendi em um curso de Programação Neurolinguística que, se a pergunta é “Pode?”, a resposta é sempre “Pode”. Sim, nós podemos fazer qualquer coisa. Temos livre arbítrio. O fato é que toda ação gera uma reação. Toda decisão tem uma consequência. E é nessa consequência que podemos e devemos pensar, pensar e pensar…a fim de tomar uma decisão mais consciente e assertiva.

Tudo podemos, tudo nos é permitido, mas será que nos convêm?

Convém gastar? Convém aproveitar as promoções? Convém comprar muito ou pouco?

Eu preciso? O quanto eu preciso? Do quê especificamente eu preciso?

Eu tenho dinheiro? Tem que ser agora? Quais serão os ganhos e as perdas ao fazer essa compra?

Qual será o impacto desse consumo na minha vida? E no mundo?

Finalizo essa reflexão compartilhando um hábito que tenho. Eu anoto no celular as coisas que quero comprar. Sempre que me lembro de algo, eu incluo na lista. De vez em quando eu dou uma olhadinha e analiso os itens essenciais e me planejo para adquiri-los. Os demais eu deixo ali…e, quando surge uma oportunidade (uma promoção por exemplo) daí eu aproveito e compro. Alguns itens da lista são deletados de vez em quando…tem coisas que nos deixam empolgados durante algum tempo mas depois se tornam supérfluas.

Lembre-se: você e eu somos membros de um mesmo corpo. Por isso, temos a responsabilidade de pensar sobre os nossos gastos e analisar o consumo. A vida agradece!

Até a próxima!

Este é um conteúdo da rede de colaboração dos alunos da prof. Vera Rita, de Psicologia Econômica e Educação Financeira #PEEF. No mês de novembro o assunto tratado é Gastos e Black Friday.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: