Sabemos que dinheiro não dá em árvore, não é mesmo? E sabemos também que, no mundo onde estamos, precisamos de dinheiro e precisamos de árvores para viver e ter um bem-estar.
O dinheiro é um recurso essencial, assim como a árvore. Mas não basta tê-lo. Precisamos aprender a cuidar dele: organizar, planejar, controlar, investir, multiplicar, doar, repartir, prosperar…
Pense em uma árvore. Uma árvore precisa de cuidados especiais para crescer e cumprir a sua missão. Ela precisa de um solo, água, sol, ar…dentre outros fatores. Uma árvore pode nos servir de muitas maneiras: ela purifica o ar que respiramos e nos serve com sua sombra. Sua madeira é utilizada para diversos fins e sua beleza nos encanta. Ela pode ser morada de outros seres vivos e também servir de alimento. Algumas possuem flores e frutos e todas produzem sementes que permitem a sua multiplicação. Uma árvore pode ser uma amiga e nos proporcionar conforto e segurança.
Nós precisamos das árvores. Elas existem para contribuir na nossa felicidade.
Agora pense: o que acontece quando não cuidamos delas? Quando quebramos os seus galhos desnecessariamente? Quando cortamos o seu tronco e arrancamos as suas raízes? Quando as queimamos? O que acontece quando destruímos as suas flores, os seus frutos e as suas sementes?
Pense agora no dinheiro. O dinheiro, assim como uma árvore também precisa de cuidados especiais para crescer e cumprir a sua missão. Tanto o dinheiro quanto a árvore são recursos que existem para nos servir e contribuir positivamente na nossa vida, mas isso vai depender da forma como lidamos com eles.
Nós somos os administradores. E como administradores devemos cuidar bem desses recursos para que eles possam, de alguma maneira, cuidar de nós.
Como você tem organizado o seu dinheiro? Onde está o seu dinheiro neste momento e como ele está?
Você tem controle sobre o seu dinheiro? Você tem consciência de como está ganhando, consumindo, doando e investindo?
Você tem um planejamento financeiro? Quais são os seus objetivos? O que é realmente importante na sua vida? Você tem clareza das decisões financeiras que precisa tomar?
O que você tem feito para multiplicar o seu dinheiro? Onde e como você está investindo?
E quanto às doações…você ter usado do seu dinheiro para ajudar alguém ou alguma instituição?
Assim como a árvore pode nos servir de diversas maneiras, o dinheiro também. O dinheiro nos ajuda a obter o alimento e roupas necessários. Com o dinheiro podemos comprar uma casa, fazer uma faculdade, comprar remédios, viajar, visitar pessoas que amamos… O dinheiro pode ser um amigo e nos proporcionar alegrias, conforto e segurança.
Bruna, mas existem coisas que o dinheiro não pode comprar! Eu concordo com você.
O dinheiro não pode comprar tudo o que precisamos. Uma árvore também não é capaz de resolver todos os nossos problemas. Mas precisamos de ambos para coisas específicas, não é mesmo? Já experimentou viver sem dinheiro algum? Já experimentou viver neste mundo sem nenhuma árvore?
Desejo que através desta reflexão a gente consiga despertar mais e mais para a nossa responsabilidade na administração destes recursos. Afinal, embora dinheiro não dê em árvore, nós precisamos das árvores para ganhar dinheiro e através do dinheiro nós podemos cuidar melhor das árvores. Pense nisso!
“O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo” – Provérbios 13:22
Deixe um comentário