Finanças para casais

Um dos grandes desafios da vida é o casamento. Você concorda comigo? Se sim ou se não, tá tudo bem!

Com as alianças nas mãos prometemos amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença…todos os dias de nossas vidas.

Cumprir a promessa de reduzir a alimentação, o docinho, a bebida, já é um tanto difícil. Imagina então cumprir todas essas promessas feitas durante a cerimônia do casamento?

De um dia para o outro o casal começa a viver debaixo do mesmo teto, dormir juntos, tomar decisões com novos olhares, considerando outros fatores até então nunca pensados. Dentre essas decisões estão aquelas relacionadas às finanças.

– Você não pode comprar isso!

– Eu posso sim, o dinheiro é meu!

– Não! O dinheiro é nosso…

Mas, afinal, de quem é o dinheiro? Como resolver essas questões financeiras?

Eu e meu marido estamos casados ha quase 10 anos. Alguns anos antes, em 2008, eu realizei uma pesquisa na PUC- Campinas sobre as finanças dos jovens universitários. Naquela época eu li o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, do autor Gustavo Cerbasi. Bem, como muitos de vocês já sabem, eu me apaixonei pelo assunto e hoje estou aqui, escrevendo e desenvolvendo projetos na área.

O fato é que, com aquelas informações eu e meu namorado começamos a pensar de um jeito diferente em relação ao futuro e decidimos planejar o nosso casamento. Abrimos uma conta e começamos a poupar mensalmente.

Ao longo desses anos muitas coisas deram certo e muitas deram errado em nossas finanças, naturalmente. O ponto chave é: nós permanecemos unidos nos dias com saldo positivo e também nos dias com saldo negativo (que bom!).

Chame agora o seu companheiro ou companheira e leiam juntos algumas dicas valiosas que eu preparei para vocês:

  • Conversem sobre tudo. Vocês precisam se conhecer. As alianças mudam o nosso estado civil de um momento para outro, mas vocês vão levar anos…talvez uma vida toda para se conhecerem um pouquinho mais.
  • Conversem sobre dinheiro. O que significa o dinheiro para cada um de vocês? O que vocês sabem sobre economia, organização, orçamento, consumo, juros, inflação, investimentos?
  • Conversem sobre finanças. O quanto de dinheiro está entrando por mês na conta? Quais são os gastos individuais e coletivos? Está sobrando dinheiro? Por quê? O que fazer para sobrar ou o que fazer com a sobra?
  • Conversem sobre sonhos. O que vocês querem para hoje? O que vocês desejam para daqui 5, 10, 50 anos?
  • Conversem sobre o presente e sobre o futuro. Como vocês podem planejar a aposentadoria? O que podem fazer hoje para contribuir no bem-estar financeiro presente e futuro?
  • Estudem sobre finanças. Leiam livros e participem de treinamentos. Aprendam sobre planejamento, controle e investimentos.
  • Tenham uma reserva de emergência para pelo menos 6 meses.
  • Entendam os pontos fracos e os pontos fortes de cada um relacionados às finanças, apoiem-se e desenvolvam-se juntos.
  • Sejam generosos um com o outro e com as pessoas à volta.
  • Agradeçam juntos pelo dinheiro e pelas conquistas obtidas por meio dele.
  • Busquem por orientações na Palavra de Deus, meditem sobre os ensinamentos financeiros bíblicos (são muitos).
  • Respeitem os hábitos e preferências de cada um e busquem juntos pela melhor opção.
  • Valorizem o dinheiro, pois ele é um recurso que, se usado de forma consciente, com sabedoria e inteligência, trará muita harmonia e prosperidade para os seus lares.

Gostaram?

Se vocês querem aprender mais sobre finanças eu posso ajudá-los por meio do treinamento Meus Valores. Só mandar uma mensagem aqui pelo site ou direto no bruna.varzini@yahoo.com.br

O casamento é algo desafiador e o equilíbrio das finanças também. Mas juntos podemos superar os desafios e trilhar um caminho de muito amor e sucesso!

Desejo que as suas decisões financeiras te ajudem a cumprir as promessas daquele dia…que o dinheiro ajude você e a sua família a viverem aquilo que realmente importa: os seus valores.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: