Um dos grandes desafios da vida é o casamento. Você concorda comigo? Se sim ou se não, tá tudo bem!
Com as alianças nas mãos prometemos amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença…todos os dias de nossas vidas.
Cumprir a promessa de reduzir a alimentação, o docinho, a bebida, já é um tanto difícil. Imagina então cumprir todas essas promessas feitas durante a cerimônia do casamento?
De um dia para o outro o casal começa a viver debaixo do mesmo teto, dormir juntos, tomar decisões com novos olhares, considerando outros fatores até então nunca pensados. Dentre essas decisões estão aquelas relacionadas às finanças.
– Você não pode comprar isso!
– Eu posso sim, o dinheiro é meu!
– Não! O dinheiro é nosso…
Mas, afinal, de quem é o dinheiro? Como resolver essas questões financeiras?
Eu e meu marido estamos casados ha quase 10 anos. Alguns anos antes, em 2008, eu realizei uma pesquisa na PUC- Campinas sobre as finanças dos jovens universitários. Naquela época eu li o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, do autor Gustavo Cerbasi. Bem, como muitos de vocês já sabem, eu me apaixonei pelo assunto e hoje estou aqui, escrevendo e desenvolvendo projetos na área.
O fato é que, com aquelas informações eu e meu namorado começamos a pensar de um jeito diferente em relação ao futuro e decidimos planejar o nosso casamento. Abrimos uma conta e começamos a poupar mensalmente.
Ao longo desses anos muitas coisas deram certo e muitas deram errado em nossas finanças, naturalmente. O ponto chave é: nós permanecemos unidos nos dias com saldo positivo e também nos dias com saldo negativo (que bom!).
Chame agora o seu companheiro ou companheira e leiam juntos algumas dicas valiosas que eu preparei para vocês:
- Conversem sobre tudo. Vocês precisam se conhecer. As alianças mudam o nosso estado civil de um momento para outro, mas vocês vão levar anos…talvez uma vida toda para se conhecerem um pouquinho mais.
- Conversem sobre dinheiro. O que significa o dinheiro para cada um de vocês? O que vocês sabem sobre economia, organização, orçamento, consumo, juros, inflação, investimentos?
- Conversem sobre finanças. O quanto de dinheiro está entrando por mês na conta? Quais são os gastos individuais e coletivos? Está sobrando dinheiro? Por quê? O que fazer para sobrar ou o que fazer com a sobra?
- Conversem sobre sonhos. O que vocês querem para hoje? O que vocês desejam para daqui 5, 10, 50 anos?
- Conversem sobre o presente e sobre o futuro. Como vocês podem planejar a aposentadoria? O que podem fazer hoje para contribuir no bem-estar financeiro presente e futuro?
- Estudem sobre finanças. Leiam livros e participem de treinamentos. Aprendam sobre planejamento, controle e investimentos.
- Tenham uma reserva de emergência para pelo menos 6 meses.
- Entendam os pontos fracos e os pontos fortes de cada um relacionados às finanças, apoiem-se e desenvolvam-se juntos.
- Sejam generosos um com o outro e com as pessoas à volta.
- Agradeçam juntos pelo dinheiro e pelas conquistas obtidas por meio dele.
- Busquem por orientações na Palavra de Deus, meditem sobre os ensinamentos financeiros bíblicos (são muitos).
- Respeitem os hábitos e preferências de cada um e busquem juntos pela melhor opção.
- Valorizem o dinheiro, pois ele é um recurso que, se usado de forma consciente, com sabedoria e inteligência, trará muita harmonia e prosperidade para os seus lares.
Gostaram?
Se vocês querem aprender mais sobre finanças eu posso ajudá-los por meio do treinamento Meus Valores. Só mandar uma mensagem aqui pelo site ou direto no bruna.varzini@yahoo.com.br
O casamento é algo desafiador e o equilíbrio das finanças também. Mas juntos podemos superar os desafios e trilhar um caminho de muito amor e sucesso!
Desejo que as suas decisões financeiras te ajudem a cumprir as promessas daquele dia…que o dinheiro ajude você e a sua família a viverem aquilo que realmente importa: os seus valores.
Até a próxima!
Deixe um comentário